top of page
jporfirio-bastidores-eunice-munoz-62-scaled.jpg

Biografia de Eunice Muñoz

SOBRE
240px-Eunice_Munoz_na_Exponor.jpg

Eunice Muñoz

  Eunice Muños foi uma atriz portuguesa muito importante na história do teatro.

  Nasceu em 30 de julho de 1928 Amareleja, Moura e morreu em Carnaxide, Oeiras a 15 de abril de 2022.

  Com origens numa família de atores, filha de Hernâni Cardinali Muñoz e de Júlia do Carmo e irmã de Hernâni do Carmo Muñoz e de Francisco Fernando do Carmo Muñoz. Em 1941, com 13 anos, fez a sua primeira atuação no teatro responsável da família, a Trupe Carmo, com apenas 5 anos, cantando a música «Uma Porta e Uma Janela».

  O seu talento é logo conhecido e admirado por Palmira Bastos, Raul de Carvalho, João Villaret e pela própria Amélia Rey Colaço, o que lhe permite uma rápida adaptação na Companhia. Em 1943 actuou com Palmira Bastos em Riquezas da Sua Avó, uma comédia espanhola com sotaque por Ascensão Barbosa, José Galhardo e Alberto Barbosa, ao que se segue, no ano seguinte, Labirinto, de Manuel Pressler.

No verão desse ano participou na opera João Ratão, com Estêvão Amarante. Continuou a colecionar sucessos, ao lado de Maria Lalande e Irene Isidro (Raparigas Modernas, de Leandro Torrado), continuando a ser dirigida por Maria Matos em A Portuguesa, de Carlos Vale. Já a frequentar a Escola de Teatro do Conservatório Nacional celebra-se em A Casta Susana, de Georg Okonkowikski. Termina o Conservatório com 18 valores e é popular no palco do Teatro Variedades, com Vasco Santana e Mirita Casimiro na peça Chuva de Filhos, de Margaret Mayo.

  Em 1946 estreou-se no cinema, aparecendo no filme de Leitão de Barros, Camões. Por esta actuação, Eunice ganha o prémio do Secretariado Nacional de Informação, para a melhor atriz cinematográfica do ano. Um Homem do Ribatejo (1946), de Henrique Campos e Os Vizinhos do Rés-do-Chão (1947),de Alejandro Perla, são os trabalhos que se seguem. Em 1947 casa-se pela primeira vez com o arquiteto Rui Ângelo de Oliveira do Couto (que nasceu em Lisboa a 3 de agosto de 1917 e morreu em Elvas, 13 de dezembro de 1998), de quem teve uma filha, Susana.

eunice muñoz (1).jpg
TRATAMENTOS

Trabalho elaborado por:
Carolina L. e Madalena M.

bottom of page